fbpx

Olhar pra dentro!!! Pra quê???

Lembro do final da minha adolescência, minha juventude e de como todo mundo criticava nessa época, essa história de autoconhecimento! Então entrei nessa onda (adolescência é uma fase terrível né! A gente faz cada coisa por pertencimento!!!) e dancei bonito, me deixando levar pelo que todos ao meu redor achavam! Assim, fui empurrando a vida com a barriga, mais perdida que cego em tiroteio como diz aquele famoso dito popular!

Felizmente depois de muito penar ao tentar agradar ao mundo, percebi que o caminho estava errado, e que era preciso começar a me olhar, à descobrir quem eu era!

E desde então já se foram por volta de sete anos (opa, eu gosto desse número! Mas falemos de numerologia outra hora!). Nesse período de tempo, o famoso (e controverso) autoconhecimento ficou tão intrínseco que quando um amigo, que adora estudar conceitos, me perguntou qual a definição desse termo, tive que tirar um tempo para refletir sobre, e diante dessa reflexão resolvi dividir minhas conjecturas com vocês (risos)!

De forma muito geral e direta (e foi a resposta que me veio imediatamente no momento da pergunta do meu amigo), autoconhecimento é o conhecimento que alguém tem de si mesmo, de suas emoções, potencialidade, fraquezas, enfim sua capacidade de perceber a si próprio!

Olhando assim, parece muito óbvio e por isso muitos olhavam (e ainda olham) esse conceito de forma um tanto quanto pejorativa!

Mas não é tão óbvio assim, e principalmente não é nada fácil conhecer-se!

O processo (sim, atente-se à esta palavra, é um processo e longo) de autoconhecimento requer dedicação, demanda tempo, talvez uma vida inteira!

E é um processo em que poucos conseguem ser totalmente autodidatas! A grande maioria de nós precisa de ajuda profissional para desencadear esse processo, ajuda de psicólogos, coachs, terapeutas! Pois o ser humano possui inúmeros mecanismos de defesas já dizia Freud, dentre estes mecanismos está a negação! Sim! Negamos com frequência nossas fraquezas, nossas dificuldades, e outras coisinhas mais!

Não é nada fácil olhar pra dentro e reconhecer com clareza o que há em nós! Muitas vezes isso é dolorido! Porém, é extremamente libertador e empoderador!

Quero então te fazer algumas perguntas depois de devanearmos um pouco e para devanearmos ainda mais: Você quer viver melhor? Está cansado de sofrer por tentar agradar aqueles que te cercam? Está esgotado de tanto se preocupar com o que os outros vão pensar sobre suas atitudes e decisões? Quer ter mais segurança e tranquilidade na sua vida?

Se a resposta para a maioria dessas perguntas foi sim, o melhor caminho para você é realmente o autoconhecimento!

Só vou te fazer mais alguns alertas antes de você decidir percorrer esse caminho: primeiro esse é um caminho sem volta, quando você o vê fica impossível ‘desver’ (se é que essa palavra existe)! Segundo, esse caminho geralmente só tem início! Terceiro e mais importante, esse caminho traz em praticamente 100% dos casos uma vida muito melhor e com muito mais sentido!

Beijos na alma! E muitos desejos de que se embrenhe nessa trajetória do autoconhecimento!

Namastê

Tati Goulart

2 thoughts on “Olhar pra dentro!!! Pra quê???

    1. Oi Priscila, vc pode buscar terapias holísticas (tem várias), coaching… ler bastante… acompanhe nossas redes sociais do Instituto Lótus e também do movimento Índigo Cristal. Se houver dúvidas mande mensagem! Grande abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *